quinta-feira, 16 de outubro de 2014

LEITURA ORANTE DA PALAVRA DE DEUS


“Bíblia aberta, cartilha de oração”, assim afirma Padre Reginaldo. De fato, nossa bíblia não pode ficar cheia de pó, cheirando mofo. Como católicos precisamos ter cheiro de bíblia. Ela é a carta de amor que Deus nos enviou.

 Entretanto, também não podemos ler a Palavra do Senhor como lemos um livro de romance. A Palavra de Deus, deve ser refletida e rezada, por isso faz-se importante a prática da Lectio-divina (Leitura orante).

 O primeiro passo desta prática é a LEITURA, que deve ser pausada. Neste primeiro momento, procuramos responder a pergunta: O que diz o texto? Quais sãos as personagens do texto?

 O segundo passo é a MEDITAÇÃO, onde procuramos analisar o que o texto diz hoje. Em que devo melhorar a partir desta leitura? É importante que reflitamos o que o texto denuncia na minha vida. Não devemos jamais pensar: “ Fulano devia ouvir isto.”

 O terceiro passo é a ORAÇÃO, onde procuramos responder: O que o texto me leva a dizer a Deus?

 Por fim, passamos à  CONTEMPLAÇÃO, onde silenciamos e deixamos que a Palavra penetre a nossa vida.

 Tenhamos amor a Palavra de Deus, ela foi escrita para nós. São Jerônimo dizia: “ Desconhecer as escrituras é desconhecer o próprio Cristo.” Quero sugerir também a leitura do livro “ Milagres”, onde Padre Reginaldo Manzotti, nos leva à reflexão de sete milagres de Jesus, facilitando nosso contato com a palavra de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário