sábado, 2 de novembro de 2013

PERGUNTAS E RESPOSTAS II



        O PAPA É REALMENTE INFALÍVEL?


 
“Sim. Porém o papa só fala infalivelmente quando proclama um dogma solene (ex cathedra),ou seja, quando toma uma decisão vinculativa sobre questões de fé e moral”(Youcat143).

A infalibilidade do papa  não depende de suas virtudes. No seu dia-a-dia, o papa pode errar, como qualquer um de nós, mas quando proclama uma verdade de fé,não erra,pois o Espírito Santo conduz a Igreja.

Nosso Senhor disse a Pedro: “Tudo o que ligares na Terra, será ligado no Céu”(Mt 16,18).E ainda:”O Espírito Santo,que o Pai vai enviar em meu nome ,vos ensinará todas as coisas...”(João 14,26)

Ao contrário do que afirmam alguns, a Igreja não inventa qualquer coisa para proclamar como dogma. Prova disso é que nem um papa anulou uma verdade proclamada pelo antecessor. O seguinte exemplo nos confirmará:

Pouco tempo depois de ter sido proclamado o dogma da Imaculada Conceição, Nossa Senhora aparece em Lourdes à Santa Bernadete Soubirous dizendo:Eu sou a Imaculada Conceição.” Bernadete sequer sabia o que esse título significava. Assim, ficava comprovado por meio de uma visão particular, o que já tinha sido proclamado como fé universal.

 

SE É ASSIM, COMO SE PÔDE ACREDITAR NO MODELO ASTRONÔMICO GEOCÊNTRICO?

 

Entendamos: a infalibilidade papal refere-se unicamente à questões de fé. Então, a oposição dos teólogos a Galileu não compromete, de jeito nenhum, o Magistério da Santa Igreja.

Negar a infalibilidade papal é negar a onipotência de Deus, que usa um simples homem, para fazê-lo o “doce Cristo na terra”.(Santa Catarina de Sena)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário